quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dá pra dar um tempo?

Nos últimos dias o que mais se ouve é sobre o casamento de William e Kate. O que tem demais dois jovens se casarem? Nada! Se não fosse o fato, amplamente divulgado, de ser o casamento dos contos de fadas entre um príncipe e uma plebeia.

De dez jornais que tenho visto, ONZE falam sobre os preparativos para o enlace matrimonial; Várias são as matérias falando sobre como se conlheceram, os detalhes do dia histórico e tantas outras coisas do tipo. De outra parte temos alagamentos no Rio de Janeiro, Guerra na Síria e Líbia, os problemas no Japão e ainda está meio que no ar a tragédia de Realengo. Diante de tantos fatos que precisam ser debatidos cheguei a me perguntar: Ei! dá pra dar um tempo?

Não! Não podemos deixar de incutir na humanidade esses momentos que nos fazem sonhar, que nos levam para um mundo “perfeito” onde o amor é capaz de romper a barreira social. Somos bombardeados todos os dias com notícias trágicas, tristes, que nos deixam desesperançosos quanto ao futuro da humanidade e aí vem uma jovem que conquista um rapaz, vivem um relacionamento como outro casal qualquer, inclusive com uma ruptura, e quando resolvem se casar espalham essa magia pelo mundo. Eles nos levam ao mundo do imaginário onde o bem vence o mal, onde as mocinhas encontram a felicidade; Levam-nos aos contos infantis, imortalizados em filmes animados, que passaram a compor a infância de gerações.

Hoje as meninas e meninos não vêem tantas estórias que os levem a pensar em serem obidientes, cordiais, respeitosos. Os heróis agora têm um perfil de rebeldia. Não aceitam qualquer limitação. Nos jogos os adolescentes podem ser ladrões, assaltantes ou outro tipo de marginal qualquer.

Ah! Bons tempos de infância onde não precisávamos ser bons nisto ou naquilo, não precisávamos ter metas, apenas precisávamos ser felizes, rir muito e ajudar o próximo. É bom sonhar com um mundo perfeito onde fábulas compõem o imaginário.

William e Kate não representam esperança apenas para o reino Inglês, mas para o mundo que busca o que qualquer geração procurará: Paz e amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário